terça-feira, 11 de agosto de 2009

Reflexões da madrugada

É tão fácil falar de política no Brasil... Qualquer jornal, revista ou compadre de beira de esquina acha que é expert no assunto. Então, começam os reducionismos, os escândalos da moda, o disse-me-disse sem fontes, e por aí vai.
E 2010 vem aí: é hora de endeusar os vis e de demonizar os vãos. Hora de esquecer e lembrar de acordo com uma seletividade estupenda e conveniente. Enquanto isso, ao grande público restam as letras miúdas dos jornais que enrolam (em ambos os sentidos) ou a cara de consternação e indignação dos engomadinhos apresentadores (e apresentadoras) de telejornais.
Sarney é surreal, Collor também. O que me assusta não são as acusações contra o primeiro ou declarações do segundo. O que me assusta é o fato de ainda estarem na política, ocupando cargos tão importantes, e o pior: eleitos pelo povo. Aliás, o povo tem dado demonstrações latentes de incompetência eleitoral - vide as eleições municipais em Salvador e a reeleição de um certo prefeito...
Se "de tudo que é humano nada me é estranho", de tudo que vem da política nada me é estranho. Só lamento a mania que têm os brasileiros de falarem sobre o que não sabem, sobre o que nunca leram. A maioria "recebe" as opiniões formadas dos comentaristas bem pagos da TV ou dos seus colegas de mídia impressa. E nossa mídia não aprende a ser honesta e imparcial.
Fora, Sarney, Collor... mas fora também essa tosca mania de não se informar e apenas reproduzir o pensamento alheio, embalado pelos trechos mal assistidos do telejornal ou pelos trechos mal lidos de jornais e revistas na sala de espera do salão de beleza. Fora essa mania absurda que têm os apresentadores semi-analfabetos de programas de TV de emitirem opinião sobre tudo.
Política é coisa séria, mas não é levada a sério, e não só por deputados e senadores, como muitos acreditam e querem fazer os outros acreditarem (e reproduzirem!).

2 comentários:

  1. É até mesmo complicado falar de politica, ainda mais quando não temos uma politica séria e sim uma politica medíocre de nepotismos e roubalheira.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil politica é complicado, pois a cada geração que vem para votar é sucumbida por uma onda de falsas promessas sobre "LIMPEZA NA POLITICA".E o pior que grande maioria acredita.
    Espero que nas proximas eleições, as pessoas pensem nos "atos secretos" pelo menos, pois do impeachment é muito complicado lembrar!
    André queria sugerir um texto falando sobre essa guerra entre Globo e Record, que faz o povo esquecer do cenario POLITICO que o BRASIL vive!
    Otimo Texto o seu!
    Abraços
    Flávio Murilo

    ResponderExcluir