quarta-feira, 4 de março de 2009

Águas de março


Já sei: "eta título clichê!"... Verdade! Mas isso resulta de uma crise momentânea de criatividade para títulos (que nunca foram o meu forte mesmo).
Enfim, chegou março, e na Bahia as coisas voltam a funcionar de verdade pós-carnaval. Já não era sem tempo! Enquanto isso, no Teatro dos Vampiros, violência e catástrofes naturais andam lado a lado com as novidades dos astros, seus casamentos mensais, suas mansões, seus filhos abortados...
A feição séria e pretensamente triste dos apresentadores diante do quadro endêmico de violência do país transforma-se em segundos para falar das novidades do mundo das celebridades. Tão volúveis...
E como uma sombra, uma enorme sombra, vem "a crise", esgueirando por jornais e revistas, aterrorizando os especuladores, os empresários, os empregados e até aqueles que não fazem a mínima ideia do que se trata! A crise econômica mundial, o impensável mas previsível ícone do fim da primeira década do século 21. É irônico como os grandes e poderosos milionários concentram tanta riqueza e diante da crise se mostram tão abatidos, tão descrentes...Então, a solução é demitir funcionários, pois com os seus "mirabolantes" salários de merreca estão afetando as finanças dos multipoderosos conglomerados internacionais. Moral da história: a corda SEMPRE arrebenta do lado mais fraco mesmo!
Os mais apocalípticos estão soltando fogos, visualizando o fim dos tempos pela mão dos homens, resgatando os arautos das profecias, como brisas malthusianas, nostradâmicas a apontar para a luz que vem do fim do túnel: o trem, em toda a velocidade!
Ah, "o mundo anda tão complicado", já bem antes de Renato Russo transformar em letra de música uma sensação tão humana e comum a todos nós. Crise, violência, incerteza, guerra... Enquanto isso, as maiores discussões que varrem o chão de nossas consciências estão voltadas para qual a música do carnaval, qual o melhor bloco, qual a próxima micareta.
O carnaval parece ter acabado, as máscaras não. Que Deus abençoe mais um mês de março, e que nós façamos por merecer essa bênção.

4 comentários:

  1. André Galvão,pessoa difícil de se encontrar em qualquer lugar!!!Vc é muito bom com as palavras Dê,com vc parece que ela são amantes!Parabénss,como sempre seu texto tem um valor muito grande principalmente para aqueles que gostam de refletir e ver as coisas que acontecem naossa sociedade por outro ângulo.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estupendo, André Galvão,
    Bom texto para, "fechando o verão", praticarmos reflexões, tornar conscientes, de fato, os traços contemporâneos da política e da sociedade.
    Da forma como vem evoluindo a espontaneidade de seu vocabulário, lembra-me que terei, em breve, um "ex" e eterno professor escritor renomado e invejado pelos criticos da literatura para-moderna
    Grande Abraço.
    Silas Santana

    ResponderExcluir
  3. Poxaa andré parabens ai pelo Texto. Muito bom.
    E parabéns pela a iniciativa do "DIRETO NA MEMÓRIA: O SEU CORREIO DO CONHECIMENTO‏" se alunos e professores do SEI já se comunicavam bem, agora ficou melhor aindaa!
    Parabéns!
    grande abraço!
    FLÁVIO MURILO

    ResponderExcluir
  4. É uma grande iniciativa sua André disponibilizar textos com bom nível reflexivo para a comunidade SEI/CRIAÇÃO. Espero que no futuro próximo, seus textos estejam disponíveis para todas as pessoas.
    Valeu. Baiaco

    ResponderExcluir