quinta-feira, 12 de julho de 2012

A importância da politização



Ao cidadão não basta acompanhar a política por um único meio de comunicação ou pelo disse-me-disse das ruas. É preciso haver responsabilidade, consciência ao difundir informações e no mínimo curiosidade ao escutá-las. Sim, responsabilidade em não transformar em mentira fatos verdadeiros e vice-versa e curiosidade em investigar se aquela informação dada condiz com a realidade.
Parece uma tarefa simples fazer tudo isso, mas não é. Primeiro porque neste país há um antigo costume de se repetir a mentira até virar verdade, graças aos interesses escusos de muitos meios de comunicação e da falta de memória do povo. Segundo porque paira no ar uma impressão de que busca por variedade de informações e pelo conhecimento são coisas sem valor, postas em prática apenas por intelectuais pouco afeitos à prática das situações cotidianas. Enquanto esses pensamentos perdurarem no Brasil, a politização continuará a ser uma bela utopia.
Politizar-se, portanto, não se limita a saber da vida dos políticos ou quanto ganham ou deixam de ganhar. É uma atividade constante, que exige do cidadão um cuidado especial em investigar sempre que possível quais projetos foram apresentados por quais políticos, quem votou a favor ou contra ações que beneficiariam ou prejudicariam a população, quem se envolveu ou apoiou políticos comprovadamente corruptos.
E mais um importante detalhe: a memória. Não nos esqueçamos de quem um dia roubou, desviou dinheiro, envolveu-se em escândalos, para que nunca mais volte à vida pública. Agindo assim, poderemos nos considerar um pouco mais politizados.

Um comentário:

  1. Essa consciência política acaba sendo ofuscada por processos eleitorais que funcionam a base de troca de favores, onde os benefícios envolvidos não destacam a real necessidade da nação. Difícil fomentar a politização para um povo com pouca educação, sem o mínimo entendimento dos aplicativos do recurso público.

    ResponderExcluir