quarta-feira, 17 de março de 2010

Lançamento do livro Roseiral em Amargosa



Amigos(as), é com muito prazer que divulgo aqui o lançamento do livro Roseiral, o quinto do grande poeta e amigo José Inácio Vieira de Melo, em Amargosa. O evento, promovido pela Escrituras Editora, Escola Criação/SEI e Prefeitura Municipal de Amargosa, acontecerá no dia 27/03 (sábado) às 19h30 no Auditório do Colégio Estadual Pedro Calmon e terá a participação do maravilhoso Grupo Concriz, de Maracás, além da palestra "Painel da Poesia Baiana Contemporânea", ministrada por José Inácio. Tudo isso com ENTRADA GRATUITA. Trata-se de uma oportunidade ímpar de apreciar poesia de (muita) qualidade, além de conhecer um pouco mais sobre a poesia baiana da contemporaneidade. Conto com vocês lá!

Confiram o blog de José Inácio: http://jivmcavaleirodefogo.blogspot.com/

Abaixo, o release do lançamento:

Roseiral é o nome do novo livro do poeta José Inácio Vieira de Melo, que acaba de ser publicado pela Escrituras Editora, de São Paulo, e já tem seis lançamentos marcados: em Salvador, na Academia de Letras da Bahia, e em cinco municípios do Vale do Jiquiriçá.
No mês de março, os lançamentos serão nas cidades de Santa Inês (dia 19, às 19h30, no Colégio Estadual ACM), Itiruçu (dia 20, às 19h30, na Casa de Cultura) e Amargosa (dia 27, às 19h30, no Auditório do Colégio Estadual Pedro Calmon).
Em abril, o Roseiral será lançado em Planaltino (dia 9, às 19h30, no Clube Social Planaltinense), Maracás (dia 10, às 19h30, no Auditório Municipal) e em Salvador, no dia 16, na Academia de Letras da Bahia.
Todos os eventos contarão com a participação especial do Grupo Concriz, uma turma da cidade de Maracás, composta por 30 jovens recitadores, dirigida pelo trio de poetas Edmar Vieira, Marcelo Nascimento e Vitor Nascimento Sá.
Quinto livro de poemas de JIVM, Roseiral conta com ilustrações do artista plástico carioca Daniel Biléu e com o ensaio “O poeta que monta o Sertão é o mesmo que pisa na Lua”, de Eliana Mara Chiossi, escritora paulista radicada na Bahia. No ensaio, que fica no posfácio, Eliana Mara atenta para a mudança de tom deste novo trabalho em relação aos livros anteriores: “Posto que decide dar um salto, JIVM mostra a coragem de assumir outra dicção. Ele avança, resoluto, ainda que esteja temeroso quanto ao escuro e ao vazio, em busca de outra vertente, na própria voz autoral.” A contracapa traz texto de Myriam Fraga, que assim definiu a poesia de Roseiral: “O que mais espanta em José Inácio Vieira de Melo é a extrema vitalidade de sua poesia. Uma poesia telúrica e carnal. Visceralmente ligada ao cotidiano, transfigurada pelo mistério que parece emergir das coisas mais simples. Uma poesia que nasce no sertão e se abre para o mundo”.
Outras duas grandes poetas brasileiras aparecem no Roseiral: a baiana Maria da Conceição Paranhos e a amazonense Astrid Cabral. A primeira, com um belíssimo soneto dedicado ao autor. Astrid, com o texto das orelhas, no qual afirma: “Abrangendo múltiplos temas nas cinco partes em que se compõe, e recorrendo a diversas formas poéticas, este novo livro de José Inácio Vieira de Melo reafirma-lhe o vigoroso perfil com que conquistou a admiração dos leitores neste país (...)”
Roseiral, obra que inaugura um novo momento na poética do Cavaleiro de Fogo, é composto por 42 poemas inéditos divididos em cinco capítulos: “A idade da pedra”, “Roseiral”, “Odisseia”, “A calçada dos meus quinze anos” e “A casa dos meus quarenta anos”. Sem perder as características que lhe são peculiares, o poeta muda de tom e passa a ser mais incisivo na abordagem dos assuntos, não importando se eróticos ou familiares (“A calçada dos meus quinze anos”). E, da mesma maneira que passa a experimentar mais – visitando o realismo mágico e buscando novas combinações semânticas (“Roseiral” e “Odisseia”) – frequenta as formas fixas, com ênfase no soneto branco (“Roseiral” e “A idade da pedra”). O último capítulo, “A casa dos meus quarenta anos”, composto apenas por um poema homônimo de longo fôlego, é a ponte entre a produção anterior de JIVM e esse Roseiral ardente que traz o sugestivo subtítulo de “O mundo encarnado pela seiva das rosas escarlates”.
José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta e jornalista. Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009), assim como os projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador, e Travessia das Palavras (2009), em Jequié. É curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, em Maracás, desde 2008.
Publicou os livros Códigos do silêncio (Salvador, Letras da Bahia, 2000), Decifração de abismos (Salvador, Aboio Livre Edições, 2002), A terceira romaria (Salvador, Aboio Livre Edições, 2005) – Prêmio Capital Nacional de Literatura 2005, de Aracaju, Sergipe, e A infância do Centauro (São Paulo, Escrituras, 2007). Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (Salvador, Aboio Livre Edições, 2004) e a agenda Retratos Poéticos do Brasil 2010 (São Paulo, Escrituras, 2009).
Publicou também o livrete Luzeiro (Salvador, Aboio Livre Edições, 2003) e o CD de poemas A casa dos meus quarenta anos (Salvador, Aboio Livre Edições, 2008). Participa das antologias Pórtico Antologia Poética I (Salvador, Pórtico Edições, 2003), Sete Cantares de Amigos (Salvador, Edições Arpoador, 2003), Voix croisées: Brésil-France (Marselha, Autre Sud, 2006) e Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000 (São Paulo, Global, 2009).
Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. É colunista do site Cronópios e edita o blog Cavaleiro de Fogo (www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com). Venceu o Prêmio Nacional Iararana de Poesia 2001/2002 e, recentemente, o Concurso de Fotografia e Poesia Vila d’Água 2009. Roseiral foi selecionado pelo Edital 23/2008 (Apoio à Edição de Livros de Autores Baianos), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário