segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Reflexões da madrugada

E vem aí...

Mais um fim de ano chegando, e lá vêm as mesmas hipocrisias de sempre. Época em que todos são bons e desejam a todos os mesmos falsos votos de todo fim de ano. O comércio fica melhor, os preços menores, os produtos mais indispensáveis, e a única forma de demonstrar amizade, amor, carinho e/ou atenção é comprando (vários)presentes (caros) para o homenageado.
A TV, pra variar, é o centro irradiador das hipocrisias, seja nos intervalos comerciais, nas novelas, noticiários ou filmes repetidos. Tudo para fortalecer o "espírito de natal" e as "energias positivas para o ano novo". Nos telejornais, matérias sobre prosaicas boas ações dividem espaço com a violência e os escândalos políticos do cotidiano. Quem dera essas boas ações tivessem tanto espaço todo o ano, talvez as pessoas se incentivariam a praticá-las também...Mas não há espaço na programação, ora bolas!
Nas telenovelas, as ricas ceias de natal são um acinte à miséria que ainda assola o nosso país. Nunca a desigualdade social no Brasil é tão escancarada como no natal das telenovelas. Mas, não tem problema: nos intervalos, os móveis e eletrodomésticos mais baratos, divididos em zilhões de vezes reaquecem o sonho dos desprovidos das belas ceias de natal. E tudo fica bem. Afinal, "hoje a festa é sua, a festa é nossa, é de quem quiser...". Enquanto isso, os tiros das noites desprotegidas ousam enfrentar o espocar dos fogos do reveillon. Aliás, fogos esses que custam bagatelas, não é verdade? Afinal, o dinheiro público existe para trazer a felicidade às pessoas!
Vem aí o fim do ano. A festa da hipocrisia humana, cada vez mais "turbinada" pela mídia, parece não ter limites. Depois do natal, reportagens sobre as trocas de presentes nas lojas e sobre as promoções de pós-natal. Depois do reveillon, matérias sobre a queima de fogos nas capitais e sobre o número de mortos depois da "noite da virada". Tudo muito diferente, mas tudo muito igual.
Em tempo: eis que temos uma "novidade" - mensalão! Sim, mensalão! Mas... é um mensalão do DEM... Não, não é do Bem, é do DEM. Estranho... tão pouco destaque na TV, nos telejornais... Na Globo, então... nem uma carinha de nojo e indignação do casal 20 do Jornal Nacional? Nada! Ora, mas mensalão não é coisa do PT? Nada como dois pesos e duas medidas! Ah, e só pra lembrar: o protagonista do caso não é o mesmo do escândalo do painel do senado? Aquele, que junto com ACM, renunciou para não ser cassado? É isso!
Bem, lá vem mais um ano novo. E salve-se quem puder nessa "escura e profunda mediocracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário