sábado, 13 de junho de 2009


Trazendo a Alegria a Amargosa há quinze anos

O Alkoolmania, uma agremiação sem fins lucrativos, foi fundado em 1994, quando um grupo de doze amigos resolveu pintar algumas camisas e participar como um bloco do Carnaval de Amargosa. Em dois anos, o Alkoolmania já contava com cerca de 150 participantes.
Em 1997, uma grande inovação: foi o primeiro bloco da história da cidade com banco de dados computadorizado e com a adoção de uma camisa para cada dia de festa. Foi um sucesso! O bloco mais organizado da cidade era também o campeão em alegria.
Com a mudança nos rumos políticos da cidade, o Carnaval deixou de ser realizado, e o São João passou a ser a grande festa, onde o Alkoolmania também se faz presente há vários anos. Os festejos juninos de Amargosa cresceram nos últimos anos, e hoje são reconhecidos internacionalmente.
Amargosa é um dos principais destinos do país no que se refere às festas juninas. Durante os dias do evento, a cidade recebe milhares de visitantes de diversas partes do país e até mesmo do exterior, tendo espaço na mídia regional e nacional, com transmissões ao vivo pela TV e Internet. O Forró do Alkoolmania já é uma tradição na cidade. Espaço alternativo aos forrós de camisa de maior projeção, reúne um público qualificado, promovendo o encontro de amigos, famílias, visitantes, resgatando a verdadeira tradição junina, com comidas típicas e apresentação de trios de forrozeiros, valorizando a cultura regional.
O Forró do Alkoolmania reúne todo ano aproximadamente 100 pessoas. Após concentração em uma das praças da cidade, os participantes se dirigem em carreata a um sítio próximo da sede do município, onde a festa acontece sem hora pra acabar. Nos dias seguintes, como já é tradição, os participantes, uniformizados, se reúnem nos bares para prolongar os momentos de alegria.
Para nós do Alkoolmania, a alegria está em primeiro lugar, mas sem esquecer a importância de se valorizar a cultura e a memória regionais, buscando a cada ano resgatar as tradições que fizeram do São João a maior festa do interior do Brasil. Neste ano a festa acontece no dia 21/06 (domingo), reunindo mais uma vez amigos que juntos fazem parte de uma história repleta de momentos de alegria.

2 comentários:

  1. Muito bom André...
    O texto está otimo, mas não gostei do tema...
    Mas é uma opinião minha, eu que não gosto do são joão mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei...
    Não sabia da história de vcs...
    Pensava que esse amor começou nas festas juninas, mas não tem importância...O amor de verão, subiu a serra...kkkk
    Pena que não participei de nenhum, ainda!
    Quem sabe ano que vêm não estarei presente?!
    Grande beijo...

    ResponderExcluir