terça-feira, 9 de junho de 2009

Em Bom Português


Tortuosos caminhos

A Gramática da Língua Portuguesa costuma causar mais antipatia que simpatia nos brasileiros. Qual seria a causa dessa relação pouco amistosa entre povo e língua? Seguramente muitos de nós, professores, temos “culpa no cartório”. Se levarmos em consideração a forma como a língua pátria é ensinada nas escolas, rapidamente entenderemos o porquê de tanta aversão ao temido “Português”, cheio de regras e de suas famigeradas exceções. Pois bem, é verdade que o número excessivo de tais regras e de suas correspondentes exceções inibe os alunos de desenvolverem uma simpatia – ou interesse – maior pelo estudo da Gramática. Mas... nem só de regras vive a nossa querida Língua Portuguesa, há incríveis curiosidades históricas, palavras e sinais que marcaram e marcam a nossa vida. A maior riqueza do “Português” é a sua diversidade, a capacidade de absorver tantas variações e diferenças culturais, de construir vários idiomas dentro de um só.
Falando em curiosidades, você sabia que o nosso atual calendário é bem diferente do original? Pois é, o primeiro calendário de que se tem notícia tem origem na Roma Antiga, sob o império de Rômulo. Nesta época, possuía apenas dez meses e começava em março, o que explica os nomes dos meses de setembro (sétimo), outubro (oitavo), novembro (nono) e dezembro (o décimo mês). No século seguinte foram acrescentados os meses de janeiro (homenagem a Janus, deus guardião de portas e entradas – por isso janeiro passou a ser o primeiro mês, a entrada do novo ano) e fevereiro. Posteriormente, o mês Quintilis passou a se chamar Julius, em homenagem póstuma a Júlio César. O mesmo aconteceu com Sextilis, que passou a se chamar Augustus, homenageando Otávio Augusto, sucessor de Júlio César (se a moda dos imperadores pegasse, nos dias de hoje poderíamos ter um mês chamado “Bushius” ou Obamis – esse ao melhor estilo Mussum...). Com essas alterações, o mês de Fevereiro, de 4 em 4 anos, teria um dia a mais, o que faria com que cada ano tivesse a duração de 365,25 dias. Em 1582, o papa Gregório XIII ajustou de forma definitiva o calendário (por isso hoje é chamado de calendário gregoriano), estabelecendo os anos que seriam bissextos. Aliás, ano bissexto é aquele que tem 366 dias, ou seja, repete duas vezes o número seis.
Agora, uma dica importante: cuidado com a concordância de nomes próprios escritos somente no plural. O caso mais célebre é dos Estados Unidos. Se estiver precedido de artigo, o verbo vai para o plural, caso contrário, fica no singular: Os Estados Unidos são a maior potência bélica do mundo. Ou: Estados Unidos é a maior potência bélica do mundo. O mesmo vale para Minas Gerais, Países Baixos, Ilhas Malvinas, entre outros.
E não esqueça: o melhor meio para entender a Língua Portuguesa e o mundo à sua volta é a leitura. Portanto, procure ler com frequência. Um grande abraço. Até a próxima.

2 comentários:

  1. André...
    Outra coisa que dificulta bastante é o fato dos jovens criarem uma "nova" forma de manter o dialogo, pr exemplo, a utilização de girias e expressões mais simples e monos complexas que a gramatica ensinada na escola, causando assim uma aversão à mesma.

    ResponderExcluir
  2. Que saudade das aulas de Gramática! Me enche de orgulho, Deco...

    ResponderExcluir