sábado, 30 de maio de 2009

Inoperância pouca é bobagem


Você recebe suas correspondências na data certa? Então você é um felizardo! Aqui em Amargosa receber correspondências na data certa é no mínimo um sonho, ou no máximo questão de (muita) sorte. O político baiano Octávio Mangabeira tinha uma frase célebre que dizia mais ou menos assim: "Pense no absurdo, na Bahia tem precedente". Pois é, trata-se de mais um caso.
O serviço dos Correios em Amargosa é péssimo, seja na entrega de correspondências, seja no atendimento ao público na agência. Mas não é só em Amargosa que é assim. Em Jequié, pelo que pude sentir na pele, não era muito diferente, e pelo que contam muitas pessoas, em várias cidades do interior do estado também não.
O problema é que em Amargosa consegue ser ainda pior. Octávio Mangabeira constataria o precedente ao absurdo se presenciasse a má prestação de serviços pelos Correios aqui na Cidade Jardim. Sedex (a galinha dos ovos de ouro dos Correios), com o que se gasta tanto dinheiro em propaganda, demorando mais de 30 dias para chegar. Contas e faturas que são entregues costumeiramente 15 a 20 dias depois dos seus vencimentos. Cartões e documentos que chegam às residências quando já foram cancelados pelas instituições devido à demora na confirmação de recebimento pelos titulares.
Na agência o cenário não é em nada mais animador. Continuando a lógica do precedente do absurdo, o ex-governador Mangabeira ficaria boquiaberto ao presenciar uma agência que presta serviços de postagem de cartas e encomendas, pagamento de contas diversas, serviços bancários diversos (saldo, extrato, saque etc), venda de Tele sena, cartões, aerogramas e sabe-se lá o quê mais com uma só pessoa fazendo tudo isso! Resultado: filas enormes...
Como em Amargosa não tem centro de distribuição, todas as reclamações sobre correspondência atrasada deveriam ser feitas na agência. Mas o que ouvimos quando vamos cobrar tais correspondências é: "Isso é com o carteiro!". Porém, nada de encontrar carteiro para dar alguma satisfação.
Antes, a desculpa era de que havia poucos carteiros para uma cidade do tamanho de Amargosa. Ao que parece, novos carteiros foram contratados. E qual a justificativa para que esses problemas continuem? E se mais carteiros não tiverem sido contratados, até quando vão esperar para que sejam?
E aí, nossos impostos serão mais uma vez jogados pelo ralo? O cidadão tem mecanismos para reclamar dessa situação. Primeiro, diretamente com os Correios. Para isso, use o telefone gratuito 08007250100 e faça sua reclamação. Se preferir, use o site www.correios.com.br. Vá ao alto à direita na tela e clique em "Fale com os Correios" e deixe sua reclamação. Além disso, é preciso cobrar do Poder Público local (vereadores e prefeito) que exija dos Correios um serviço de melhor qualidade para a população. Faça sua parte, deixe sua reclamação, cobre dos políticos, assim é possível que possamos usufruir de serviços com mais rapidez e eficiência.
O serviço de correio é indispensável à população. O Brasil foi um dos pioneiros nesse serviço, sendo o terceiro país do planeta a emitir selos. Mas de nada vale tanta tradição se a atual conjuntura não ratifica a relevância dessa instituição pública.
É preciso respeitar o contribuinte que, além de pagar altíssimos impostos, ainda paga por serviços de péssima qualidade. De outra maneira, será melhor pensar num sistema privado de correspondência, como já acontece em nações desenvolvidas, afinal nesse caso imagina-se que poderíamos exigir mais eficiência em se tratando de um serviço privado e pago. Concorrência não faz mal a ninguém, né? Seria uma boa quebrar esse monopóloio e ver como empresas particulares fariam esse serviço. Já diz a sabedoria popular: "Quem tem competência se estabelece". Será que os Correios continuariam estabelecidos? Em se considerando a lógica do precedente do absurdo, parece que não...

Um comentário:

  1. Caro amigo Mestre André,
    realmente, esses correios nos dão, em determinados momentos, muito desgosto, viu, cabra...

    Um exemplo bem bonitinho, no meu caso é o seguinte: Sempre vendo livros em um site de sebos, e o próprio site já nos diz e diz ao comprador o valor do frete.
    O que acontece é que tem um desconto chamado "Registro módico" para envio de livros e o valor é reduzido e simplesmente, nas agências menosres aqui, diferentemente do central, esse direito nosso é negado.
    Os atendentes dizem até que desconhecem o tal "registro Módico" e eu, nessa história, acbo perdendo dinheiro, pois tenho que mandar pra o cliente com um valor a mais de frete.

    Já reclamei mil e uma vezes na agência central (que oferece o serviço e argumenta que os outros também fornecem, me mostrando até nos computadores como aparece para eles a função a ser escolhida) e não se resolve nadica...
    Então é isso...
    Precisamos mesmo de iniciativas como a sua, em denunciar esses frescos...

    Abração virtual...
    Aqui e acolá, dá uma passadinha lá no meu blog "Conversas do Sertão", homi....

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