sexta-feira, 20 de março de 2009

Aplausos para Maracás


Estive, ao lado de uma grande comitiva de alunos e professores do SEI / Escola Criação, em Maracás nos dias 14 e 15 de março, na ocasião do lançamento do 2º ano do maravilhoso projeto Uma Prosa sobre Versos, idealizado e conduzido pelo professor, poeta e Diretor de Cultura de Maracás Edmar Vieira, com o apoio do grande poeta e produtor cultural José Inácio Vieira de Melo.
Na cidade das flores, os alunos conheceram a nascente do rio Jequiriçá, muito bem cuidada pela prefeitura, que fez um plantio de mais de 12.000 árvores em volta da nascente. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer o parque dos eucaliptos, o programa de produção de flores, os centros de convivência e assitência social da prefeitura, além de terem uma palestra memorável com o professor e historiador Cloves. Isso sem contar que tiveram a oportunidade única e valiosíssima de assistir a um verdadeiro show que foi a noite do projeto Uma Prosa sobre Versos, contando com a presença do maravilhoso Grupo Concriz, comandado pelo poeta e professor Vitor Nascimento Sá, e com a presença de ninguém menos que Ruy Espinheira Filho, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea.
Um show sim. Um show de organização, de poesia, de conhecimento! Todos ficaram encantados com a bela decoração do Auditório Municipal, e mais ainda com a perfomance do grupo Concriz, numa apresentação simplesmente fantástica, a ponto de emocionar o convidado da noite, que revelou nunca ter visto nada tão encantador em sua vida.
Vida longa ao projeto Uma Prosa sobre Versos, pois é um alento para a falta de divulgação da literatura da Bahia, trazendo qualidade e seriedade no trato da cultura local. Parabéns a Edmar Vieira e sua equipe, que muitas outras edições do projeto aconteçam, bem como outros projetos de igual beleza e valor.
É fundamental ainda destacar a beleza de Maracás, uma cidade limpa e organizada, que acolhe tão bem seus visitantes. Fomos recebidos com toda gentileza pelos maracaenses, e tivemos a companhia incansável de Fabrício e Taimara, que nos conduziram pelas ruas de Maracás. Destaque-se também a hospitalidade e presteza com que fomos tratados por todos da Prefeitura de Maracás, como o prefeito Nelson Portela e o vice-prefeito Paulo dos Anjos, que fizeram questão de estar conosco. Precisamos agradecer ainda pela cessão do alojamento e por todas as medidas para que tivéssemos conforto e segurança em nossa estadia na cidade das flores. Agradecimentos para o pessoal do ginásio de esportes, que nos tratou muito bem e para todos que nos receberam com tanta simpatia.
Maracás é uma cidade de sorte, pois tem no poder público pessoas que prezam a cultura e lutam pela sua valorização e disseminação. Projetos e iniciativas como os que vimos na cidade das flores deveriam ser uma referência para todos os municípios do país, uma prova de que investir em cultura não se limita a promover grandes eventos anuais, limitando a circulação cultural. Os recursos existem, federais e estaduais, cabe às prefeituras e secretarias municipais terem disposição e interesse para buscá-los e aplicá-los em projetos aparentemente pequenos, mas que promovem uma verdadeira revoluçao cultural, como acontece em Maracás.
Maracás merece nossos aplausos, por tudo o que vimos e presenciamos, pela seriedade nas iniciativas públicas e na realização de projetos que visam ao bem comum, sejam culturais, educacionais ou sociais. Parabéns a todos vocês, que são um valioso exemplo para todos nós.

2 comentários:

  1. Interessante ver como o dinheiro público bem empregado traz resultados positivos, ao contrario de alguns projetos, como a lei de incentivo ã cultura, que - na pratica - serve mais para bancar turnes de artistas famosos do que para realmente promover a cultura no nosso país, agora te pergunto: O que tem maior custo/beneficio? bancar um projeto de conscientizacao ambiental desta magnitude, ou - pelo mesmo preço - contratar o Psirico para fazer um show de 2 horas de duracao? depois que o show acaba, o que fica de cultura?

    Bahia, Bahia....que nao me sai do pensamento

    Por amor ã Bahia
    Politica se discute

    David Cintra

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a você, Professor André Galvão
    por se deslocar com seus alunos para prestigiar o evento "Uma prosa sobre versos" em nossa cidade
    esataremos fazendo sempre o possivel para agradar o público.

    ResponderExcluir