terça-feira, 14 de abril de 2009

Reflexões da madrugada


Não entendo por que as pessoas resistem tanto à leitura. Lazer, para a maioria, é beber, abrir o fundo do carro e forçar todo mundo a ouvir seu (péssimo) gosto musical, assistir a uma dezena de filmes... nesse último caso o menos pior, mas ainda assim, leitura ainda está longe de ser uma opção de lazer e prazer para a maioria dos brasileiros. Uma pena. A média de leitura do povo brasileiro é pífia, abaixo (e muito) da média dos países desenvolvidos.
Até na internet, que tem tanta coisa legal de se ver (ou ler, apesar de tantos se esquecerem disso...), é comum que muitos se imobilizem diante dos orkuts e msns da vida. E deixam de apreciar um universo quase infinito de possibilidades.
Não é fácil, meus amigos. Num país como este, em que seu povo, em sua maioria, considera livro algo superficial ou uma obrigação escolar ou acadêmica, como acreditar num futuro melhor? Se um país se faz com homens e livros, como bem dizia Monteiro Lobato, como está sendo feito este perdido feudo tropical?
Chega, hora de voltar aos livros. E vocês, o que vão ler agora?

4 comentários:

  1. Os de atualmente são: Os Maias (Eça), A miséria do historicismo (Karl Popper), Livro do desassossego (Pessoa/Bernardo Soares) e Assim falava Zarathustra (Nietzsche). Pra não citar os estritamente acadêmicos...
    Abraço procê, Machadão.
    E compre um Monza!

    ResponderExcluir
  2. O fato é que nosso governo nao quer as pessoas lendo! por isso nao alfabetiza! num pais que vende tao pouco livro, pra que tacar imposto em cima? hoje se voce procurar um bom livro por menos de 60 reais nao vai encontrar! pior ainda se for de um autor estrangeiro...

    eu pergunto: Até onde é valido ganhar uns trocados de tributacao ao custo de restringir maioria da populacao de ter acesso ã PRODUCAO CULTURAL????

    assistamos Big Brother! acompanhemos Prison break! conversemos sobre a novela! é isso que o governo quer! macacos que pintam quadros, é isso que devemos assistir !!! (?)

    cada vez mais idiotas...Yes! we can!

    David Cintra

    ResponderExcluir
  3. Não precisa ir muito longe. Estamos abaixo até mesmo de países subdesenvolvidos, como nós.
    Em Salvador, por exemplo, você encontra a mesma quantidade de bibliotecas públicas que você pode encontrar em apenas uma rua de cidades argentinas.

    ResponderExcluir
  4. Queria que aqui fosse como o Buddypoke do orkut!

    ResponderExcluir