terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Espírito de mudança


Toda vez que se aproxima o fim do ano, muitas mensagens de esperança são distribuídas, repletas de nobres desejos, de votos de alegria e felicidade para o ano que vai surgir. É maravilhoso que possamos distribuir tais sentimentos, mas é uma pena que eles se manifestem apenas nos últimos dias de cada ano, num ritmo burocrático (mas frenético) de reveillon.
Penso que mais importante seria cultuar o presente, a nossa constante construção, o plano de nossas certezas, que surgem daquilo que fazemos, que efetivamente somos capazes de prever, pois ali estamos trabalhando para que venha a existir. O resto é possibilidade, e por mais que seja salutar desejar o melhor, não deixa de ser uma possibilidade. Então, não basta desejar o que pode vir, é fundamental trabalhar para que o que venha seja efetivamente bom, uma vez que fruto das boas ações que praticamos, dos bons atos que executamos a cada dia.
Como eu acredito (e muito!) que nós somos realmente fruto do que fazemos, que agora, ainda em 2008 e também em todos os dias que virão, sejamos semeadores da paz, da esperança, da verdade, dos bons exemplos, do conhecimento, do crescimento espiritual, da bondade, enfim, de uma vida melhor e assim de um futuro melhor, mesmo que seja daqui a alguns segundos.
Façamos das nossas vidas um constante fim de ano, não pelas festas, mas pelo espírito renovador, aquele que traz sentido à nossa caminhada neste planeta. Que agora e em 2009, 2010,2011... sejamos sempre um instrumento de mudança, cultivando a verdade e a paz, e deixemos no vazio de sua insignificância aqueles que lutam contra isso, pois não merecem sequer nossa piedade.
Que a virada de ano sirva de inspiração pra mudanças, mas também que esse espírito de renovação seja constante todo o tempo, que não se localize nas coloridas árvores de natal ou nos estouros dos champagnes à meia-noite. Que convivamos sempre com a necessidade de mudar, de renovar nossos sonhos, nossas atitudes.

Ótimas festas a todos!

Um comentário:

  1. Rpz,
    na minha sincera opinião, essa época do ano, a qual estamos passando, é a época onde a FALSIDADE impera, seja entre amigos, na familia, enfim. "um feliz natal e um prospero ano novo" Eu tenho nojo dessa frase!
    Valeu andré, e vamo denunciar essa hipocrisia, q teima em ser mascarada em festiviadades sem sentido.

    Simão Rodrigues

    ResponderExcluir